Esportes

Saiba o que muda no Rio caso o Flamengo vença a Libertadores

Imagem ilustrativa da imagem Saiba o que muda no Rio caso o Flamengo vença a Libertadores
|  Foto: MARCOS DE PAULA/PREFEITURA DO RI
Caso o Flamengo vença, a Avenida Presidente será tomada pela torcida. Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro programou um esquema especial para a recepção da equipe do Flamengo, caso conquiste o título da Libertadores da América neste sábado (27), em duelo contra o Palmeiras no Centenário de Montevideo, no Uruguai. Como ocorreu em 2019, a tripulação rubro-negra pretende desfilar pela Avenida Presidente Vargas, no Centro, neste domingo (28) com previsão de início às 8h. O desfile ocorrerá entre a Igreja da Candelária e a Praça da República.

De acordo com a Prefeitura, esta avenida será bloqueada em ambos os sentidos, entre as ruas Primeiro de Março e Carmo Neto. Vias que servem de acesso para a Presidente Vargas também serão interditadas. Todo o processo está previsto para começar às 5h, com término para 12h.

Segundo a nota, "como a área bloqueada é de grande extensão, é recomendado aos motoristas que, sendo possível, busquem rotas alternativas para seus deslocamentos que não passem pelo Centro da cidade, pois o trânsito na região deverá estar impactado." A Prefeitura ainda recomenda que estudantes do Enem e passageiros com vôos marcados no Aeroporto Santos Dumont antecipe seus deslocamentos.

Além da Rua Primeiro de Março, também serão interditadas, de acordo com a ocupação da Avenida Presidente Vargas, as seguintes vias: Avenida Rio Branco, Avenida Venezuela, Rua Camerino, Avenida Binário do Porto (a partir da Rua Professor Pereira Reis), Túnel Rio 450, Praça da República, Rua de Santana e Rua Benedito Hipólito.

O Túnel Marcelo Allencar, que fecha todos os domingos das 5h30 às 8h30 para passeio ciclístico, ficará aberto com objetivo de reduzir os impactos das interdições da comemoração. O acesso permite a ligação entre a Avenida Brasil. Linha Vermelha, Ponte Rio-Niterói e Zona Sul.

Com desembarque no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o RioGaleão, a Ilha do Governador também terá mudanças. O translado do time do Flamengo ocorrerá pela Ponte Velha do Galeão, que será bloqueada em ambos os sentidos, a princípio, das 5h às 8h. Durante o período de interdição, o acesso e saída da Ilha do Governador deverá ser feito pela Ponte Nova.

Metrô-Rio

Caso o Flamengo seja campeão da Libertadores, o MetrôRio também terá um esquema especial de funcionamento no domingo (28/11), em função da organização da torcida para a recepção do time no Centro do Rio. Por causa do evento, a Linha 2 vai operar da Estação Pavuna à Estação Botafogo, sem a necessidade de transferência na Estação Estácio.

A Estação Presidente Vargas ficará fechada durante a celebração e só estará funcionando uma hora após o fim do cortejo. Já as estações Carioca, Uruguaiana e Central, por sua vez, terão esquema especial de embarque. A operação contará ainda com reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação no sistema, principalmente nas estações próximas ao evento.

Durante o desfile, o embarque com bicicletas e pranchas de surf não será liberado. A permissão ocorrerá somente uma hora após o fim do evento.

Enem

Devido à aplicação da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que também acontece no domingo (28/11), a concessionária recomenda que os estudantes antecipem a ida aos locais de provas para evitar imprevistos. E, como a Estação Presidente Vargas estará fechada, a orientação para os alunos que realizarão provas nas escolas do entorno é que, dependendo do local de prova, acessem as estações Central ou Uruguaiana, que são as mais próximas da Estação Presidente Vargas.

< São Gonçalo retoma vacinação contra Covid-19 em 12 postos de saúde Ação contra roubos termina com um preso na RJ-104, em SG <